Três corpos foram encontrados hoje perto do cume do monte Ontake, cujo vulcão entrou em erupção há uma semana, elevando para 50 o número de mortos, informa a televisão pública NHK.
Corpo do artigo
As autoridades de Nagano, no centro do Japão, confirmaram à cadeia televisiva que os três corpos foram descobertos nas ladeiras do monte Ontale, em zonas que não fazem parte dos percursos habitualmente feitos pelos excursionistas e que hoje começaram a ser revistadas pela primeira vez pelas equipas de salvamento.
Desconhece-se, até ao momento, se os três corpos encontrados correspondem a algum dos 16 caminhantes desaparecidos desde a erupção vulcânica do Ontake, há precisamente uma semana.
A cinza expelida pelo vulcão e acumulada no cume do monte transformou-se numa espessa lama devido às chuvas que se abateram sobre a região nos últimos dois dias, pelo que as equipas de resgate estão a usar hoje detetores de metais para tentar localizar novos corpos.
As autoridades japonesas não descartam a possibilidade de haver mais desaparecidos dada a dificuldade em contabilizar o número de excursionistas que subiram ao Ontake a partir dos mais diferentes pontos de acesso no dia da erupção vulcânica.
As equipas de salvamento contam com 930 efetivos que no dia de hoje, em particular, procurar acelerar as operações devido à chegada do tufão Phanfone, que se desloca a partir do sudoeste.
A tempestade, qualificada de "muito forte" pela Agência Meteorológica do Japão, transporta intensas chuvas e ventos de 250 quilómetros por hora e prevê-se que irá alcançar a região na segunda-feira, o que irá obrigar ao cancelamento das buscas.