João Pedrosa decidiu ficar na cidade chinesa que é o epicentro do novo coronavírus. Agora, escreve no site da TSF sobre o estranho dia a dia em Wuhan.
Corpo do artigo
"Wuhan, diferente todos os dias!" é o slogan da cidade. Creio que passou a ser usado oficialmente em 2015 e terá sido escolhido por refletir uma Wuhan enérgica que procura continuamente o desenvolvimento.
Desde que cheguei, foi-me possível confirmar que a cidade de facto se transforma todos os dias - novas avenidas, novos jardins, novas linhas de metropolitano, novas estações de comboio, novos e muitos centros comerciais... A lista é infindável.
https://www.tsf.pt/mundo/combate-ao-coronavirus-em-wuhan-recorre-se-a-inteligencia-artificial-11867953.html
Talvez um dos itens que possa encabeçar esta lista seja o aparecimento e a alteração de negócios, tanto sejam industriais ou comerciais, e em especial os de pequena dimensão.
Eu já perdi a conta ao número de lojas ou restaurantes que registei como "a repetir" e que, quando voltei a eles, dei de caras com algo completamente diferente.
Estas metamorfoses não acontecem só em Wuhan. Elas são uma característica de todo o país.
Na China, estão contabilizadas cerca de 83 milhões de empresas em nome individual, com aproximadamente 200 milhões de pessoas a desenvolver as suas atividades.
Perante este trágico evento será, digo eu, impossível que muitas destas empresas não venham a ser fortemente afetadas.
Entretanto, a China já adotou uma serie de medidas para manter o progresso social e económico, ao mesmo tempo que tenta controlar o surto do COVID-19, com incentivos fiscais e monetários para ajudar as empresas a superar este período difícil.
Na passada sexta-feira, 28 de fevereiro 2020, uma diretriz oficial informou que o país aumentará o apoio às empresas em nome individual.
A China orientará as instituições financeiras a conceder a essas empresas, empréstimos suplementares a juros reduzidos num total aproximado de 300 mil milhões de RMBs (40 mil milhões de euros).
As empresas também serão isentas, ou terão redução, das contribuições para a segurança social, dos encargos com arrendamentos e energia, bem como dos impostos e outras taxas.
É-lhes prometido um acesso mais fácil ao mercado.
Wuhan aguarda agora por dias diferentes.
Joao Pedrosa
Wuhan, 29 de Fevereiro de 2020 (Dia Mundial das Doenças Raras)