Segundo Vitaly Curkin, o presidente deposto da Ucrânia pediu numa mensagem endereçada a Vladimir Putin a «utilização das forças armadas da federação da Rússia para proteger a população ucraniana».
Corpo do artigo
O presidente ucraniano deposto, Viktor Yanukovich, pediu ajuda militar à Rússia «para defender a população ucraniana», indicou o embaixador russo na ONU.
De acordo com Vitaly Churkin, Yanukovich terá enviado uma «mensagem» neste sentido a Vladimir Putin e na qual terá dito que a «Ucrânia está à beira da guerra civil na sequência dos acontecimentos em Kiev».
Ainda segundo Churkin, Yanukovich pediu nessa mensagem a «utilização das forças armadas da federação da Rússia para proteger a população ucraniana».
Estas declarações surgiram numa altura em que surgiram indicações de que militares russos a bordo de três camiões tomaram o controlo de um posto fronteriço marítimo no lado ucraniano, segundo guardas fronteiriços ucranianos.
Segundo estes militares, os russos andavam há dias perto deste terminal, mas ainda não tinham tomado o controlo deste posto localizado perto da cidade de Kerch.