José Luis Rodriguez Zapatero admite responsabilidades na derrota do PSOE nas eleições regionais e municipais e dá fôlego à candidatura de Rubalcaba para liderar um futuro governo.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro espanhol vestiu, este sábado, o papel de líder do PSOE e assumiu responsabilidade pela derrota do partido nas eleições de 22 de Maio.
Zapatero falava no arranque do Comité Federal, o órgão máximo do PSOE entre congressos, que hoje analisará duas propostas, o início do processo de eleições primárias e a realização de uma conferência política em Setembro.
«Sei que nestas eleições de 22 de Maio, o resultado, a derrota grave que sofremos, é antes de mais da minha responsabilidade», reconheceu. Admitiu ainda que sabia que as decisões que tomou no governo «teriam um custo eleitoral».
«A situação económica e do desemprego foi determinante e decisiva e teve um peso claríssimo na decisão dos eleitores», acrescentou.
O líder socialista espanhol também destacou as qualidades de Alfredo Pérez Rubalcaba como candidato do PSOE à presidência do governo e pediu ao partido que o apoie na luta pela «maioria social».
«Alfredo Rubalcaba tem outras condições. Se for candidato vai ter perante ele uma tarefa de grande esforço. Mas devo recordar que é um sprinter. Se foi capaz de correr 100 metros em pouco mais de 10 segundos, é capaz de ganhar em 10 meses umas eleições», destacou.