Zelensky já está em Washington, onde será recebido esta segunda-feira por Trump na Casa Branca
Corpo do artigo
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta segunda-feira a Donald Trump que quer acabar a guerra "rapidamente", mas com uma "paz duradoura", horas antes de ser recebido pelo homólogo norte-americano em Washington, onde já se encontra.
"Todos nós temos o profundo desejo de pôr fim a esta guerra de forma rápida e fiável. E a paz deve ser duradoura", escreveu Zelensky, na rede social X, numa clara resposta a Donald Trump, que pouco antes tinha publicado na sua rede social, Truth Social, que o Presidente ucraniano pode pôr fim à guerra com a Rússia "quase imediatamente".
"O Presidente ucraniano, Zelensky, pode pôr fim à guerra com a Rússia quase imediatamente, se quiser, ou pode continuar a lutar. Lembrem-se de como tudo começou. Não há hipótese de recuperar a Crimeia cedida por Obama (há 12 anos, sem que um único tiro fosse disparado) e não há hipótese de a Ucrânia entrar na NATO", escreveu o Presidente dos Estados Unidos na Truth Social.
Zelensky, que anunciou estar já em Washington, deverá ser recebido esta segunda-feira por Trump na Casa Branca, onde chegará acompanhado pelos aliados europeus representantes da 'Coligação dos Dispostos', nomeadamente a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e os líderes de França, Reino Unido, Alemanha, Finlândia e Itália, além do secretário-geral da Aliança Atlântica.