Zelensky é recebido esta tarde na residência oficial do primeiro-ministro britânico
O governante ucraniano chega à Europa depois de uma visita aos Estados Unidos
Corpo do artigo
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai ser recebido este sábado pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, em Londres, na véspera de uma cimeira de uma dúzia de líderes europeus na capital britânica.
“O primeiro-ministro e o Presidente Zelensky vão reunir-se em Downing Street (residência oficial do chefe de Governo) esta tarde”, segundo um porta-voz de Starmer, citado pela agência noticiosa France Presse (AFP).
A imprensa local tinha já divulgado imagens de um avião com a bandeira ucraniana a aterrar num aeroporto a norte de Londres.
O governante ucraniano chega à Europa depois de uma visita aos Estados Unidos, onde na sexta-feira protagonizou um confronto público com o seu homologo norte-americano, Donald Trump, sobre o conflito da Ucrânia e da Rússia, que dura há três anos.
Perante meios de comunicação social, o confronto entre Trump e Zelensky durou vários minutos na sala oval da Casa Branca.
O líder ucraniano abandonou o local sem assinar, como previsto, um acordo para que os Estados Unidos continuem a apoiar o país em troca da exploração de minerais estratégicos.
Ainda na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico garantiu a Kiev o seu “apoio inabalável”.
Starmer “falou esta noite com o Presidente Trump e com o Presidente Zelensky”, segundo o seu gabinete, que acrescentou que o governante britânico “continua a apoiar firmemente a Ucrânia e está a fazer tudo o que está ao seu alcance para encontrar o caminho para uma paz duradoura baseada na soberania e na segurança da Ucrânia”.