Emmerson Mnangagwa tomou esta sexta-feira posse como presidente provisório do Zimbabwe. Substitui Robert Mugabe que apresentou a demissão na sequência de um golpe de Estado militar.
Corpo do artigo
Mangagwa, 72 anos, ex-vice-presidente e líder da ZANU-PF (partido no poder) desde o passado domingo, prestou juramento perante milhares de pessoas reunidas num estádio de Harare.
933995697921073157
"Eu, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, juro que enquanto presidente da República do Zimbabwe serei leal à República do Zimbabwe e vou obedecer, apoiar e defender a Constituição e as leis do Zimbabwe", declarou o novo chefe de Estado.
934002172781584384
Robert Mugabe, 93 anos, não esteve presente na cerimónia de tomada de posse.
O jornal de Harare The Herald noticia hoje que Mnangagwa garantiu total segurança e bem-estar ao antigo chefe de Estado, que se manteve no poder desde 1980.
Mnangagwa "encontrou-se na quinta-feira com o ex-presidente, o camarada Mugabe, assegurando que ele e a família vão beneficiar de máximas condições de segurança e bem-estar", refere o jornal. A notícia do The Herald não especifica o tipo de condições que foram garantidas pelo novo chefe de Estado.
Robert Mugabe, 93 anos, demitiu-se na terça-feira após 37 anos no poder, na sequência de um golpe militar ocorrido na noite de 14 de novembro e que limitou os movimentos do líder e fundador da ZANU-PF (partido no poder) e chefe de Estado.