Autoridade europeia repete: uso de máscaras é desaconselhado a quem não está doente
Uso de máscaras pode dar uma falsa sensação de segurança.
Corpo do artigo
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) continua a desaconselhar o uso de máscaras a quem não está doente.
Em resposta à TSF, este organismo europeu sublinha que não existe prova cientifica de que a utilização de máscaras possa servir de proteção para quem não está infetado. Pelo contrário, pode mesmo aumentar o risco de infeção, por dar uma falsa sensação de segurança e por aumentar o contacto entre as mãos, os olhos e a boca.
12034632
O ECDC lembra que usar máscaras pode evitar a propagação da Covid-19, mas de um doente infetado para as pessoas à volta desse paciente. Os profissionais de saúde também são aconselhados a usar equipamento de proteção, incluindo uma máscara FFP3, quando lidam com doentes confirmados ou suspeitos de Covid-19.
Esta posição é contrária à do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos EUA, que ontem defendeu o uso de máscaras por parte de todos os cidadãos.
12034772
Também a Ordem dos Médicos (OM) defende que os critérios para uso universal das máscaras de proteção individual pelos profissionais de saúde e pela população em geral devem ser revistos para melhor evitar a propagação da covid-19.
Numa nota divulgada esta segunda-feira, a OM defende que a Direção-Geral da Saúde (DGS) deve rever e operacionalizar, com caráter de urgência, os critérios de utilização universal das máscaras de proteção individual, sobretudo nos espaços públicos onde a distância de segurança seja mais difícil de manter.