- Comentar
Israel bombardeou esta sexta-feira alvos do movimento islâmico Hamas na Faixa de Gaza, pela primeira vez em duas semanas, em resposta ao lançamento de balões incendiários do enclave contra o seu território na quinta-feira.
Em comunicado, o exército israelita informou que "aviões de guerra atacaram um local de fabricação de armas" pertencente ao Hamas.
De acordo com um porta-voz militar o local "foi usado pelo Hamas para pesquisar e desenvolver armas".
Na nota, o exército diz que o ataque foi realizado "em resposta ao lançamento de balões incendiários contra território israelita", algo que não acontecia há duas semanas.
Os balões incendiários foram lançados de Gaza e causaram quatro incêndios em comunidades israelitas vizinhas sem causar danos graves, segundo os meios de comunicação locais.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Desde 17 de junho que não havia incidentes na zona, dia em que se registaram protestos e lançamentos de balões de Gaza em reação a uma marcha de ultranacionalistas israelitas na parte oriental de Jerusalém.
Estes ataques e os balões incendiários foram os primeiros grandes incidentes entre Israel e Gaza desde o cessar-fogo de 21 de maio, que terminou com 11 dias de uma guerra, que causou 255 mortos no lado palestiniano e 13 mortos em Israel.