Lava do vulcão de La Palma chega ao mar

Dez dias depois de ter entrado em erupção, a lava do vulcão Cumbre Vieja já está a cair para o Oceano Atlântico.

A lava do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, chegou esta terça-feira à noite ao mar. O momento da chegada da lava ao mar foi captado por oceanógrafos que se encontravam a bordo de uma embarcação.

As nuvens tóxicas que podem ser geradas após o contacto entre a lava e a água são a grande preocupação das autoridades, como conta o El País. O jornal escreve que a autoridade marítima fixou um perímetro de segurança de duas milhas náuticas.

Dez dias depois de ter entrado em erupção, a lava já destruiu centenas de habitações, plantações de banana e abacates e inclusive uma igreja.

Ainda durante a tarde de terça-feira, o Governo declarou a ilha zona de catástrofe e aprovou as primeiras ajudas, 10,5 milhões de euros para comprar 107 casas, móveis e eletrodomésticos para as vítimas.

O valor faz parte das ajudas de emergência anteriores à fase de reconstrução da ilha, que consistirá na reparação e restauro de danos em habitações, infraestruturas rodoviárias hidráulicas, explorações pecuárias, campos de cultivo, áreas florestais e equipamentos públicos.

* Notícia atualizada às 07h30

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de