- Comentar
Os taliban afirmam que há lugar nas suas fileiras para os militares que serviram o antigo regime afegão. O grupo pediu, esta segunda-feira, às forças afegãs que integrem as tropas taliban.
"As forças afegãs que foram treinadas nos últimos 20 anos vão ser chamadas a reintegrar os departamentos de segurança, junto dos membros taliban", adiantou Zabihullah Mujahid, porta-voz do regime taliban, numa conferência de imprensa em Cabul, em declarações citadas pela agência AFP.
O porta-voz avisou, no entanto, que quaisquer insurgências por parte destes militares contra as novas regra dos taliban não serão toleradas. "
"Qualquer pessoa que tente começar uma insurgência vai pagar caro. Não vamos permiti-lo. Quem pegar em armas para levantar resistência, sem qualquer dúvida, será nosso inimigo", declarou Zabihullah Mujahid.
Os taliban afirmam que assumiram, esta segunda-feira, o controlo da província afegã do Panchir, antigo bastião da resistência antitaliban - o que é negado pela Frente Nacional de Resistência do Afeganistão (NRF), que garante que os combates continuam.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Frente Nacional da Resistência nega derrota frente aos taliban no vale do Panchir
"A guerra acabou, o país está fora da crise. Agora é tempo de paz e de reconstrução, precisamos que as pessoas nos apoiem", indicou o porta-voz taliban, na conferência de imprensa em Cabul, referindo que o novo governo será anunciado brevemente e que os voos internacionais no país também serão restabelecidos em breve, pelo que a comunidade internacional deve reconhecer o regime taliban no Afeganistão e abrir as embaixadas em Cabul.