Morreu o príncipe Filipe, duque de Edimburgo e marido da rainha Isabel II

Fillipe Mountbatten tinha 99 anos e era o membro mais velho da família real britânica.

O príncipe Filipe Mountbatten, duque de Edimburgo e consorte da rainha Isabel II, morreu esta sexta-feira aos 99 anos, no Castelo de Windsor, no Reino Unido.

"É com grande pesar que a Sua Majestade a Rainha anunciou a morte do seu querido marido, Sua Alteza Real o príncipe Filipe, duque de Edimburgo", pode ler-se numa nota publicada esta sexta-feira no Twitter oficial da família real britânica. "Sua Alteza Real morreu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor."

O duque de Edimburgo tinha saído recentemente do hospital, onde foi submetido a uma cirurgia por causa de problemas cardíacos, com os quais sofria há dez anos.

Fillipe Mountbatten ia completar 100 anos dentro de dois meses. Nasceu a 10 de junho de 1921 na Grécia, no seio de duas famílias reais: a grega e a dinamarquesa.

Em 1922, a família foi expulsa da Grécia na sequência de um golpe de estado, quando Filipe ainda era criança. Aos 18 anos, ingressou na Marinha Real Britânica e em 1947 casou-se com a então princesa Isabel. Ambos têm quatro filhos, oito netos e nove bisnetos.

O príncipe Filipe retirou-se das funções públicas em 2017 e raramente aparecia em público. Antes da sua hospitalização, em março de deste ano, tinha-se isolado com a rainha no Castelo de Windsor, a oeste de Londres, devido à pandemia de Covid-19.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de