- Comentar
Um homem russo e outro bielorrusso foram detidos na Polónia, na semana passada, acusados de espionagem a favor dos serviços de informações especiais da Rússia, informaram as autoridades de segurança polacas.
Relacionados
Putin ameaça responder com ataques "relâmpago" a ingerência estrangeira na Ucrânia
Stanislaw Zaryn, porta-voz dos corpos de segurança do Estado da Polónia, disse que o material recolhido pelos serviços de informações militares polacos serviu de provas para as detenções.
Os dois detidos estavam a recolher informações militares sensíveis, incluindo sobre a presença das tropas polacas perto da fronteira da Polónia com a Bielorrússia, segundo a mesma fonte.

Leia também:
"Acordo de princípio." Guterres admite que retirada de civis da Azovstal pode ocorrer na sexta-feira
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Os homens foram detidos em momentos distintos, nos dias 21 e 22 de abril, e depois levados a tribunal que decidiu uma prisão de três meses.
Os procuradores de Varsóvia estão a desenvolver ainda investigações, mas se forem condenados, podem ter de cumprir penas de prisão de até 10 anos.
No mês passado, um cidadão espanhol foi detido na Polónia por acusações de espionagem para a Rússia, segundo a agência Associated Press.
As detenções ocorrem numa altura que a Polónia se posicionou claramente ao lado da vizinha Ucrânia, que resiste a uma invasão da Rússia, de quem a Bielorrússia é um aliado.