Corpo do artigo
Decorre esta terça-feira três, em Lisboa, o Fórum Económico Portugal-Arábia Saudita 2023, a propósito da visita oficial do ministro da Economia e Planeamento do Reino da Arábia Saudita, Faisal Al-Ibrahim, acompanhado pelo ministro do Investimento do Reino da Arábia Saudita, Anwar Al-Herz, a Portugal. O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, também estará presente, acompanhado de representação do AICEP, principal promotor nacional do evento.
Turismo, sectores energético e alimentar, bem como ambiente, estarão a debate, sendo assinados seis memorandos de entendimento entre empresas portuguesas e sauditas dos sectores mencionados.
A Arábia Saudita promove o seu projecto "Visão 2030", ancorado na prospectiva da necessidade da sustentabilidade e harmonia futuras num mundo obrigatoriamente descarbonizado. Quem assim o projecta é o maior produtor de petróleo do mundo, o que deve ser levado em conta, já que sabe que em breve o paradigma o "ouro negro" irá ficando cada vez mais esverdeado. Ou seja, a Arábia Saudita tem todo o interesse em promover e liderar a transição energética em curso e, por isso mesmo, ela está hoje na agenda política de Lisboa.
Curiosamente a perspectiva de Ríade sobre Portugal é a mesma de Moscovo, que quem vê o Cabo da Roca, vê a cabeça da Europa e não a cauda como nós. Nesse sentido, Portugal é visto como posição geográfica estratégica, a meio caminho entre Médio Oriente e América do norte e do sul, a duas braçadas de África onde temos pergaminhos históricos e do Mediterrâneo onde sempre pertencemos, mesmo que do lado de fora! Na agenda da descarbonização, Ríade também vê Sines como estrutura/gasoduto de entrada do hidrogénio verde na Europa. Adicionalmente, a fibra óptica que pousa fundo no "Atlântico português" também aqui "faz rotunda e distribui jogo" para África e Médio Oriente. Tudo adquiridos portugueses que atraem investimentos e proporcionam parcerias. Exactamente o que acontece hoje num hotel da capital.
Outra bandeira que a Arábia Saudita já promove pelo mundo é a da realização da Expo 2030, em Ríade, momento projectado para a apresentação da cidade inteligente NEOM, a qual materializará todos os componentes e funcionalidades de uma cidade futura livre de hidrocarbonetos.
O futuro está à porta e também passa por Lisboa!
A Acontecer / A Acompanhar
- Todos os domingos, na Telefonia da Amadora, entre as 21h e as 22h, Programa "Um certo Oriente", apresentado pelo Arabista António José, um espaço onde se misturam ritmos, sons e palavras, através das suas mais variadas expressões, pelos roteiros do Médio Oriente e Ásia.
Raúl M. Braga Pires, Politólogo/Arabista, é autor do site www.maghreb-machrek.pt (em reparação) e escreve de acordo com a antiga ortografia
