Corpo do artigo
Tive algumas dificuldades em escolher um tema para a Opinião de hoje por entre tantas situações internacionais. Em primeiro lugar, confirmou-se o retorno do antigo primeiro-ministro Robert Fico ao poder na Eslováquia e, consequentemente, o reforço de iliberais na UE como o húngaro Viktor Orbán.
Em segundo lugar, como podemos descrever o estado do Partido Republicano na Câmara dos Representantes dos EUA? Imagino a alegria de Xi Jinping na China e Vladimir Putin na Rússia, entre tantos outros ditadores pelo mundo fora.
TSF\audio\2023\10\noticias\02\02_outubro_2023_a_opiniao_de_raquel_vaz_pinto
O meu destaque vai para o atentado de ontem na capital turca de Ancara, que foi reivindicado pelo PKK, ou seja, pelo Partido dos Trabalhadores do Curdistão.
O impacto deste ataque no início do mês no qual a Turquia irá celebrar o centenário da sua República, mais precisamente no dia 29, será tremendo. Tenho a certeza, que o atual Presidente turco vai aproveitar este ataque para reforçar a dimensão securitária do seu governo, que já é bem manifesta em detrimento da democracia liberal.
Por último, chamo a atenção para o anúncio do Prémio Nobel para a Paz nesta sexta-feira. Cá estarei na próxima semana para o analisar.