Corpo do artigo
No início de setembro, duas dezenas de adolescentes em Almendralejo, na província espanhola da Estremadura, foram surpreendidas pela distribuição massiva de vídeos pornográficos criados com inteligência artificial em que eram usadas as suas imagens, a partir de fotografias de perfil das redes sociais. Esta semana a surfista Mariana Rocha Assis, de 26 anos, revelou o "inferno emocional" que tem vivido, vítima de assédio e tentativa de extorsão com imagens construídas de idêntica forma.
Aplicações gratuitas permitem hoje criar, em breves instantes, fotografias e vídeos que parecem reais, ainda que apenas as imagens do rosto o sejam. Essa ténue fronteira entre realidade e fantasia tem permitido, de resto, debates jurídicos sobre a aplicabilidade da legislação existente. Embora possa parecer bizarra essa argumentação, há juristas que defendem não ser real a vítima exposta num vídeo deste género.
TSF\audio\2023\12\noticias\03\03_dezembro_2023_a_opiniao_de_ines_cardoso
Este é apenas mais um dos múltiplos campos em que a inteligência artificial vai abrindo mundos novos. Da ciência à cultura, passando por ferramentas de pesquisa e até investigação criminal, não faltam áreas de ação em que a tecnologia a todo o momento desbrava terreno novo. Com virtualidades que podem ser benéficas para as populações, mas igualmente com riscos verificados e outros ainda difíceis de prever.
A União Europeia tem-se mostrado dividida no caminho da regulamentação. Investigadores consideram excessivas as propostas sobre a mesa e as intensas negociações têm tardado em conseguir chegar a diplomas consensuais. Não há respostas fáceis, mas será crucial encontrar linhas de delimitação tão seguras quanto possível.
Simultaneamente, será preciso continuar a trabalhar na educação e na identificação dos riscos da tecnologia, nomeadamente entre populações que se sentem completamente à vontade com ela. Os nativos digitais dominam as ferramentas, mas poderão acabar atraiçoados precisamente pela facilidade e omnipresença dessa interação. No mundo do chamado "deepfake", distinguir entre verdade e mentira é cada vez mais difícil. São inúmeras as consequências desta imensa nuvem cinzenta.
