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Os atores educativos da tão nobre Instituição Escola - alunos, professores, técnicos especializados e superiores, assistentes técnicos e operacionais, exercem diariamente funções múltiplas e diferenciadas, num espaço ímpar de aprendizagens significativas para a vida, que, por norma, todos estimam.
Labutam com mais ou menos constrangimentos, quantas vezes sem os recursos suficientes e necessários, fazendo saborosas "omeletas sem ovos", com motivação e desempenhos que dignificam a Escola Pública e elevam a sua qualidade.
Mas atores educativos importantes são também os pais e encarregados de educação, que se organizam por escola/agrupamento (associações), a nível de concelho (federações) e a nível nacional (confederação). Esta hierarquização é relevante atendendo às numerosas e variadas questões, que nos dias de hoje estão inerentes à Escola, bastante complexificadas se comparadas com as do passado.
O associativismo parental é importante, e desejável, colaborante com a escola, nos termos do respetivo projeto educativo e plano anual de atividades, devendo estar presente de forma informada e ponderada em todas as situações.
Na verdade "...a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados em tudo quanto respeita à educação e ao ensino dos seus filhos e educandos..." são objetivos desta estrutura no que se refere aos alunos da educação pré-escolar até ao secundário, tanto do setor público como no particular e cooperativo.
Numa altura em que grande parte das associações e federações de pais e encarregados de educação estão a tomar posse, após a realização das eleições respetivas, desejo que vigorem as melhores colaborações possíveis com as lideranças de todas as escolas, principalmente com as direções executivas das escolas públicas portuguesas, numa parceria respeitadora e fundamental em benefício dos seus educandos, nossos alunos.
É aconselhável que a sua participação se circunscreva à área de atuação devida, inibindo-se a tentação de "meter a foice em seara alheia" que, se suceder, resvala para a existência de conflitos que irão, consequentemente, crescendo em tom, desacordo e falta de soluções lúcidas, prejudicando a atividade normal das escolas, com reflexo negativo no ambiente escolar, mormente no bem-estar dos discentes.
Embora desempenhando diferentes papéis, o caminho deverá ser percorrido lado a lado, sem pretensiosismos despudorados, com o intento de favorecer a elevada dignidade no trabalho diário desempenhado por um número de profissionais merecedores dos maiores encómios.