Corpo do artigo
Entre tantos acontecimentos internacionais quero destacar o primeiro ano da morte da iraniana Mahsa Amini no passado sábado. Um ano depois a luta das mulheres e da sociedade iranianas continua e o seu slogan "Mulheres, Vida e Liberdade" faz cada vez mais sentido. E tanto assim é que o regime iraniano tomou todas as medidas para evitar grandes manifestações e foi ao ponto de deter o pai de Mahsa e de proibir a família de fazer qualquer cerimónia religiosa. Segundo a Al-Jazeera, "é esperada a ratificação de uma nova lei sobre o hijab, lei essa que de acordo com legisladores poderá trazer punições mais pesadas para as mulheres que não a cumpram". Diria que a história destas mulheres está longe de estar terminada.
TSF\audio\2023\09\noticias\18\18_setembro_2023_a_opiniao_raquel_vaz_pinto
Na semana que começa hoje o centro das nossas atenções estará em Nova Iorque e, mais concretamente, na Organização das Nações Unidas. Há ausências importantes no que toca à representação ao mais alto nível na sessão da Assembleia Geral, nomeadamente, de Xi Jinping, Emmanuel Macron, Rishi Sunak e Narendra Modi. Em contrapartida vamos ter Joe Biden e Volodymyr Zelensky. O presidente ucraniano será, sem dúvida, o centro de todos os holofotes e com inteira justiça. Amanhã fará o seu discurso na Assembleia Geral e na quarta-feira irá ao Conselho de Segurança. Vai ser interessante ouvir as suas mensagens tendo em consideração a oportunidade de reforço das relações diplomáticas da Ucrânia. Sobretudo, com muitos países que não fazem parte da coligação de apoio explicito face à guerra russa.
Por último, tudo indica que Zelensky irá a Washington reunir com o Presidente dos EUA e com membros do Congresso. Esta será uma visita crucial, pois os EUA são o país âncora da coligação de apoio de todos os pontos de vista. Para além do pacote de ajuda que está em cima da mesa o Presidente ucraniano percebe muito bem a necessidade de conversar com o Partido Republicano. Neste Partido, a maioria dos candidatos presidenciais tem uma posição sobre a Guerra contrária à do Presidente Biden e do Partido Democrata.
Desejo a todos os ouvintes uma boa semana.