Corpo do artigo
Foram conhecidos esta semana os resultados do PISA 2022. O PISA é um programa coordenado pela OCDE que, de dois em dois anos, avalia os resultados educacionais dos diferentes países.
Portugal foi durante vários anos tido com um caso de sucesso, com avaliação após avaliação a ter resultados mais positivos. Porém, a tendência positiva tem-se invertido desde 2018 e os resultados de 2022, conhecidos agora, são verdadeiramente preocupantes: -15 pontos a leitura, -20 pontos a matemática e -6 pontos a ciências.
TSF\audio\2023\12\noticias\07\07_dezembro_2023_a_opiniao_de_miguel_pinto_luz
Nas análises estatísticas do PISA considera-se que o intervalo entre 20 e 25 pontos corresponde a um ano de aprendizagem. Ou seja, os resultados portugueses a matemática correspondem na prática à perda de um ano de aprendizagem.
Sendo uma situação muito preocupante, devo dizer que foi pouco surpreendente. Era esperado que a pandemia tivesse impactos negativos nas aprendizagens, porém a Covid não explica tudo.
17451420
Primeiro, porque Portugal tem um agravamento das aprendizagens superior ao da média da OCDE, segundo porque esta tendência negativa já se fazia sentir desde o PISA 2018.
Há claramente uma marca da governação socialista nestes resultados. O Governo nunca assumiu esta situação, pelo contrário tentou montar a narrativa de que a educação estava a melhorar, desvalorizando até os impactos da pandemia e, consequentemente, não agindo para promover a recuperação das aprendizagens.
A governação socialista colocou o Estado Social português numa espiral recessiva, com a Saúde e a Educação à cabeça.
17451558
O PSD muitas vezes alertou para que o discurso do governo era desconexo da realidade, há um estado de enorme desconforto dos professores, dos vários agentes, e agora verificamos que também piorámos nos resultados objetivos.
A marca destes 8 anos de governação socialista é impostos máximos para serviços mínimos. Nunca os portugueses pagaram tantos impostos e nunca tiveram serviços tão degradados.
Em 2015, quando o PSD saiu do Governo, o PISA tinha Portugal como o bom aluno, hoje estamos na cauda da Europa.
A Educação, a escola pública, é o maior promotor da ascensão social. É um elemento crucial para a justiça social. Deve ser encarada com rigor e com seriedade e nunca como instrumento de propaganda ou de desinformação. O governo do Partido Socialista não o compreendeu e hoje Portugal está pior. E o nosso futuro ainda menos risonho.
