Corpo do artigo
Recentemente anunciada a primeira classificada do prémio Global Teacher Prize, uma espécie de Nobel da Educação, Sónia Moreira, docente do 1.º Ciclo e formadora de Vila Nova de Gaia, foi considerada a melhor de Portugal 2020. É justo reconhecer o mérito desta distinção - conheço a excelência da ação que desenvolve -, e ao mesmo tempo enaltecer todos aqueles que, diariamente, valorizam e dignificam uma profissão a necessitar de ser devidamente acarinhada.
Os professores ensinaram à distância, modalidade promotora de desigualdades, a evitar no futuro.
Nesse sentido, reputo de essencial o fomento do trabalho cooperativo na sala de aula - apanágio do projeto Coopera, menina dos olhos da premiada, que deverá culminar numa maior envolvência na tarefa entre pares. A partilha e colaboração são dois fatores essenciais na ultrapassagem de alguns dos constrangimentos com os quais se deparam os docentes, objetivando a sua superação.
Principalmente pelas consequências causadas desde o surgimento da pandemia, as escolas acolheram e alimentaram os alunos, os professores ensinaram à distância, modalidade promotora de desigualdades, a evitar no futuro.
Urge promover a vinculação extraordinária dos (eternos) contratados, cujo sistema educativo trata com desprezo.
Não desejando que lhes batam palmas, os docentes exigem respeito e consideração por uma classe abnegada, merecedora dos maiores encómios, encontrando-se na linha da frente de uma guerra sem fim à vista, na qual estão a dar o melhor de si.
Focados no problema do momento atual, pretendem melhorar as suas condições de trabalho, contando com medidas efetivas dos nossos governantes que lhes atribuam a motivação e justiça que tarda a chegar.
Reitero convictamente que urge promover a vinculação extraordinária dos (eternos) contratados, cujo sistema educativo trata com desprezo - anualmente, a 1 de setembro atira-os para o desemprego, servindo-se deles passados alguns dias, atribuindo-lhes horário completo e anual. É assim que se lida com quem merece a nossa estima e consideração?
Que este prémio seja o reconhecimento a uma classe a precisar que lhe apontem o caminho da esperança.
A conjuntura atual não permite que se prescinda (e perca) de tais profissionais, bastante experientes, superiormente habilitados, fundamentais numa área que pode definhar, se não for implementada uma intervenção estrutural por parte dos responsáveis políticos.
Que este prémio seja o reconhecimento a uma classe a precisar que lhe apontem o caminho da esperança, servindo de trampolim à Educação ao mais alto nível, com professores de gabarito como aqueles cujas escolas públicas apresentam.