Corpo do artigo
Na próxima semana daremos as boas-vindas ao novo ano letivo. Para muitos alunos, as férias foram longas, e as saudades do ambiente onde são felizes a aprender, a socializar e a brincar já são muitas. As escolas contribuem de forma efetiva para o bem-estar dos discentes, assegurando a melhoria do processo ensino aprendizagem e o desenvolvimento integral dos seus jovens e petizes.
O frenesim natural provocado pelo início das atividades letivas e escolares, para muitos, pleno de novidades - disciplinas e manuais a prenunciar descobertas formidáveis, material escolar a estrear, professores e escolas diferentes, ... um tanto para assimilar, e que naturalmente fazem surgir as "borboletas" na barriga e as noites mal dormidas em vésperas do dia da apresentação.
Mas este sentir estende-se aos encarregados de educação, que vivem as mudanças e desafios com muita intensidade, quantas vezes mais que os seus filhos, querendo fazer tudo por eles, planeando e projetando os dias dos seus educandos como se fossem eles a voltar às cadeiras da sala de aula, fornecendo instruções, estratégias e listagens à boa maneira de um qualquer manual para "totós".
Conceder autonomia aos filhos, num crescendo expectável, deverá ser uma das suas tarefas prioritárias, decisiva para que o crescimento integral seja harmonioso, consciente e respeitador da singularidade individual, perspetivando um melhor futuro dos seus educandos.
As escolas investem em práticas que promovam a independência, a inteligência emocional e os valores que dotarão os jovens com as competências e ferramentas necessárias para enfrentar a vida em sociedade, enquanto cidadãos empreendedores.
Falta pouco para que os recintos das escolas borbulhem de entusiasmo e alegria.
Os diretores, professores, educadores, técnicos especializados e superiores, assistentes técnicos e operacionais prepararam tudo de modo a ser possível um ano letivo auspicioso, com o regresso da paz e da estabilidade tão necessárias.
Desejo que o ano novo escolar seja profícuo e pleno de sucesso para todos.
Bom ano 2023/2024!