
Tiago Petinga / Lusa
O líder do PS reagiu desta forma a Pedro Passos Coelho que, depois do encontro com os socialistas, prometeu uma segunda reunião "mais atrevida". Costa garante que Segurança Social não foi assunto durante o encontro com Passos, que diz ter sido "nulo de utilidade em matéria de substância". Reunião com PEV "muito construtiva".
"Ainda bem que a PàF (coligação Portugal À Frente) percebeu que tem de propor alguma coisa e não é preciso ser muito atrevido, basta propor. E nós analisaremos com a mesma boa-fé com que temos estado a trabalhar e a fazer este diálogo com todos", afirmou António Costa à saída da reunião com a delegação do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV).
O líder do PS reage desta forma à garantia de Pedro Passos Coelho de que, num próximo encontro com o PS, será mais "atrevido" no que respeita às propostas e temas colocados em cima da mesa, depois de o primeiro-ministro ter lamentado a falta de "propostas concretas" por parte da delegação socialista.
Do encontro com o PEV, à semelhança do que aconteceu na reunião com o Partido Comunista, António Costa trouxe a satisfação por aquilo que entende ter sido uma troca de pontos de vista "muito produtiva", ao contrário da reunião "inconclusiva" com PSD e CDS-PP.
Depois de reunido com Heloísa Apolónia, José Luis Ferreira e Manuela Cunha, o líder do PS disse ter havido entendimentos sobre matérias como a política energética, a rejeição da privatização do setor da água ou os transportes, e que essas são matérias que irão ser levadas para reuniões "mais técnicas" que devem ter lugar durante a próxima semana.
Pelo PEV, Heloisa Apolónia elogiou a "abertura" do PS para a discussão de propostas para "um caminho onde os objetivos possam ser alcançados".
À saída deste encontro, o secretário-geral do PS contrariou ainda as palavras de Passos Coelho, que disse ter deduzido que os socialistas teriam deixado cair a redução da Taxa Social Única (TSU): "Deduz-se que há uma proposta que o PS já deixou cair", adiantou Passos.
Na resposta, António Costa reforçou que na reunião não se discutiram assuntos concretos: "Não foi discutido nenhum tema em concreto, designadamente os temas relativos à Segurança Social. Foi uma extensa reunião sobre método, mas nula de utilidade em matéria de substância".