Ainda há socráticos no PS?
Foi a ausência mais presente no 22.º Congresso Nacional do Partido Socialista. José Sócrates entregou o cartão de militante no início deste mês, mas o seu lugar na história socialista continua marcado.
Corpo do artigo
Para muitos socialistas, José Sócrates é o elefante no meio da Exposalão. Fantasma do PS passado, PS presente e PS futuro. Mesmo entre os apoiantes de sempre, muitos esquivaram-se a tecer comentários para a câmara.
Contudo, nem todos partilham a opinião dos vários socialistas que nas últimas semanas endureceram o discurso a propósito das acusações que recaem sobre Sócrates, incluindo António Costa e o presidente do partido, Carlos César.
Desde que António Costa assumiu a liderança do PS, em novembro de 2014, esta é a segunda vez que episódios decorrentes do processo judicial do antigo primeiro-ministro ensombram um Congresso dos socialistas.
O secretário-geral pediu aos militantes que se concentrassem "no horizonte de médio e longo prazo", mas a história do PS não foi esquecida. A celebrar os 45 anos, o PS destacou "45 rostos". Entre os protagonistas, José Sócrates foi um dos mais aplaudidos.
Imagem: Carlos Costa