O médico e presidente da SEDES foi um dos principais apoiantes de Pedro Nuno nas eleições internas do PS.
Corpo do artigo
Depois de ter recusado pertencer às listas do PS para a Assembleia da República, Álvaro Beleza vai ser o mandatário nacional dos socialistas nas eleições de 10 de março.
O médico e presidente da SEDES foi um dos principais apoiantes nas eleições internas do PS.
Em comunicado, o PS anuncia que "Álvaro Beleza aceitou ser mandatário nacional da candidatura de Pedro Nuno Santos a primeiro-Ministro".
Antes, o médico socialista recusou pertencer às listas do PS para o Parlamento com o argumento de que "seria o último dos paraquedistas" das listas de deputados. Antes da reunião da Comissão Política do PS que aprovou os candidatos a deputados, na terça-feira, o também presidente da associação Sedes justificou a saída da lista de Vila Real e defendeu a reforma do sistema eleitoral.
"Uma das causas que eu defendo há muitos anos é a reforma do sistema eleitoral com círculos uninominais, aproximando os eleitos dos eleitores, eleições primárias nos partidos. Portanto, como é evidente, seria o último dos paraquedistas - até porque não gosto de andar de avião, também", afirmou, considerando por outro lado que "é preciso dar lugar aos mais novos".
Para cabeça de lista do PS no círculo de Vila Real acabou por ser designada a deputada Fátima Pinto, de Chaves.
Nascido em Lisboa a 26 de setembro de 1958, Álvaro Beleza é atualmente é diretor do Serviço de Sangue do Centro Hospitalar Lisboa Norte/Hospital de Santa Maria e presidente do Conselho Coordenador da Sedes.