Costa encontra-se com chefe do executivo comunitário e com o secretário-geral da NATO, naquela que será a última visita a Bruxelas como primeiro-ministro.
Corpo do artigo
Na véspera da Cimeira Europeia, em que se despede de Bruxelas, enquanto primeiro-ministro, António Costa inicia, esta quarta-feira, uma ronda de encontros nas várias instituições europeias. Amanhã, quinta-feira, antes da reunião magna dos 27, tem uma visita na NATO com o secretário-geral da instituição, Jens Stoltenberg.
Entre as múltiplas reuniões, destacam-se os encontros com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.
Mas, a ronda de encontros é ainda mais extensa, numa altura em que, em Bruxelas, se começa já a discutir quem serão os futuros líderes institucionais para os próximos cinco anos.
António Costa iniciou a ronda de encontros na comissão europeia, com um pequeno-almoço no gabinete de Margrethe Vestager, a Comissária com a pasta da Concorrência.
A seguir, na representação diplomática de Portugal junto da União Europeia, o ainda primeiro-ministro recebe a Reitora do Colégio da Europa - e antiga chefe da diplomacia europeia -, Federica Mogherini.
A meio da manhã, regressa ao edifício da Comissão Europeia, para uma reunião com o comissário dos assuntos económicos, o Italiano Paolo Gentiloni.
António Costa almoça com o comissário europeu dos assuntos sociais, o luxemburguês Nicolas Schmit, e início da tarde, é recebido pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
Ainda na sede do executivo comunitário, tem um encontro com o comissário que na semana passada apresentou a estratégia europeia para a indústria de defesa, o francês Thierry Breton.
O primeiro-ministro desloca-se depois para o Parlamento Europeu onde será recebido pela presidente da instituição, Roberta Metsola. António Costa tinha prevista a participação numa conferência no Hemiciclo, com jovens europeus, que conta com presença do presidente do governo Espanhol Pedro Sanchez.
Ao final do dia, Costa janta com a comissária Elisa Ferreira e com membros do grupo socialista no parlamento europeu.
Uma agenda, preenchida, na véspera do encontro dos 27 em que se despede de Bruxelas enquanto primeiro-ministro.
Ao que apurou a TSF, à margem da cimeira, nos corredores do Conselho Europeu, deverão estar em discussão, os cargos de Topo, para os próximos cinco anos, na União europeia
Notícia atualizada às 08h39