António Costa é o protagonista de uma série vídeos que pretendem "explicar-lhe pessoalmente" as virtudes do Orçamento do Estado para 2016. Os filmes são curtos, a produção é cuidada e, para já, foram publicados dois. Veja-os aqui.
Corpo do artigo
O primeiro vídeo serve de apresentação da iniciativa. O título revela tudo: "Primeiro-Ministro explica pessoalmente o Orçamento de Estado 2016 numa série de vídeos. Veja o 1º". Seguem-se 1'38" de um vídeo em que António Costa afirma que "os orçamentos do Estado são dos principais instrumentos de ação governativa e por isso quero explicar-lhe pessoalmente a nossa proposta de Orçamento do Estado para 2016".
Neste vídeo o primeiro-ministro garante que estamos perante um "orçamental responsável" que "cumpre os compromissos eleitorais" socialistas mas, também, os acordos firmados com os "parceiros parlamentares".
[youtube:s9zFecAQM74]
No segundo vídeo, António Costa arregaça as mangas e começa a explicação mais detalhada. O título é: "Este é um orçamento responsável, que quer virar a página da austeridade". O governante afirma que "não queremos que sejam os mesmos a pagar. Queremos que o esforço seja distribuído com justiça e equidade".
[youtube:tNVQa_ovHgM]
Neste momento ainda não se sabe quantos mais vídeos é que o Governo português vai publicar e se António Costa será o único protagonista ou se outros ministros virão explicar pessoalmente as medidas que estão ligadas aos ministérios que lideram.
O Orçamento do Estado para 2016 encontra-se atualmente na fase de discussão parlamentar em sede de comissão com os vários ministros a explicarem em detalhe vários pontos do documento.