Os autarcas que assumem a presidência e vice-presidência foram eleitos para o Parlamento Europeu
Corpo do artigo
Vai haver mexidas na presidência e vice-presidência da Área Metropolitana de Lisboa. Dois autarcas desta associação estão entre os 21 deputados eleitos para o Parlamento Europeu. São eles Carla Tavares, presidente da Câmara Municipal da Amadora e Presidente da Área Metropolitana de Lisboa, e Helder Sousa Silva, autarca de Mafra, vice-presidente desta associação de municípios.
Os autarcas retomaram o seu mandato esta terça-feira, depois da campanha eleitoral, até tomarem posse em Bruxelas, em julho. Nessa altura, o Conselho Metropolitano terá de eleger entre os seus pares um novo presidente e vice-presidentes.
O Partido Socialista tem a maioria das câmaras, 10 em 18, mas para se manter na presidência é também obrigatório que, cumulativamente, os concelhos que domina tenham no seu conjunto a maioria dos eleitores inscritos, algo que não tem.
Fonte da Área Metropolitana de Lisboa disse à TSF que habitualmente há um entendimento entre os autarcas para eleger a/o presidente e os 2 vice-presidentes, mas o PS deverá manter a liderança da Área Metropolitana.
Nos 18 concelhos que a formam, além dos 10 onde o Partido Socialista detém a presidência das câmaras, quatro autarquias são lideradas pela CDU, 3 pelo PSD e uma (Oeiras) é liderada por Isaltino Morais, eleito pelo Movimento In-Ov.