"Liberdade" é o tema da 7.ª edição do festival internacional de cinema infanto-juvenil, no Porto.
Corpo do artigo
A 7. ª edição do IndieJúnior começa esta segunda-feira e prolonga-se até domingo. O festival internacional de cinema infanto-juvenil escolheu “Liberdade” como tema deste ano, num evento dedicado aos 50 anos do 25 de abril.
“Na programação temos, por exemplo, ‘O Casaco Rosa’ de Mónica Santos, que é um filme sobre o pide Rosa Casaco que torturou os opositores do sistema”, disse à TSF a diretora do IndieJúnior, Irina Raimundo.
Irina Raimundo explicou que, “ainda nesta ideia de liberdade”, as crianças a partir dos seis anos vão poder assistir a um filme concerto que explora os sons e a narrativa do documentário “Pela Primeira Vez” de Octavio Cortázar e o “Evadido” de Charlie Chaplin.
Pensado para todas as idades, o festival IndieJúnior tem espaço para oficinas familiares de psicologia.
“Liberdade do Amor, para míudos dos sete aos 10 anos; a Liberdade da Imaginação, dos três aos quatro anos e pais; O Meu Nome com Maiusculas, dos 15 aos 18 anos e Quero Ser Cão ou Ser Lobo dos 11 aos 14”, explicou Irina Raimundo.
O festival internacional de cinema infanto-juvenil integra cerca de 50 filmes e passa pelas salas do Batalha Centro de Cinema, da Biblioteca Municipal Almeida Garret, da Casa das Artes, da Reitoria da Universidade do Porto, do Coliseu Porto Ageas e do Maus Hábitos.