Vítor Escária , assessor do primeiro-ministro, está na lista de convidados pela Galp para assistir ao Portugal - Áustria , em Paris.
Corpo do artigo
O Semanário Expresso, que avança a notícia diz que Vítor Escária assistiu ao Portugal - Áustria, no dia 18 de junho, em Paris.
O assessor de António Costa, braço direito do primeiro-ministro para os assuntos económicos e empresariais, assume o convite mas diz ao Expresso que foi convidado a título pessoal por um amigo que na altura trabalhava na Galp. Sublinha que não foi convidado na qualidade de assessor do primeiro-ministro.
A Galp insiste no argumento de que os convites foram endereçados a várias pessoas e instituições.
Na polémica estão envolvidos três secretários de Estado do Governo. Também viajaram a convite da Galp para assistir a jogos do último Campeonato da Europa Fernando Rocha Andrade, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, João Vasconcelos, secretário de Estado da Inovação, e Jorge Costa, secretário de Estado da Internacionalização.
O ministro Augusto Santos Silva já garantiu que mais nenhum membro do Governo viajou a convite da Galp.
O Expresso lembra que Vítor Escária não é, de facto, membro do Governo. O professor universitário foi nomeado por António Costa para o seu gabinete no início do ano.