Até um pássaro ajudou Marcelo na lição sobre "liberdade" que terminou em coro: "Soares é fixe"
O evento juntou a família de Mário Soares, o Presidente da República, mas na plateia estava também um público de tenra idade
Corpo do artigo
No centenário de Mário Soares, que faria cem anos a 7 de dezembro, olha-se para o futuro. E foi numa sala repleta de crianças que a família do histórico socialista apresentou o programa das comemorações, para passar um “legado às novas gerações”.
O programa tem início no próximo mês e estende-se até 2025, em coordenação com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Mas o tiro de partida foi dado nesta quinta-feira, com o lançamento da obra “Mário Soares: No caminho da liberdade”, um livro da autoria de Luísa Ducla Soares para os mais novos.
O palco foi a Escola Básica Maria Barroso, que adotou o nome da companheira de vida de Mário Soares. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o papel de Maria Barroso, “ao lado de Mário Soares”, sentou-se juntos dos mais novos e regressou aos tempos de professor.
“Quando andam de bicicleta, quando vão passear com a família e com os amigos, vocês escolham o que querem. Sabem o que é isso? São livres”, sublinhou Marcelo.
“Livres como um pássaro”, uma expressão levada à letra por obra do acaso. Um pássaro entrou na sala, fez as delícias das crianças, e ajudou o Presidente a rematar a lição para que os mais novos não tenham dúvidas do que era viver em ditadura.