Augusto Santos Silva: "Derrota clamorosa do partido que queria romper com a UE"
O ministro dos Negócios Estrangeiros considera o resultado das eleições na Holanda muito encorajador.
Corpo do artigo
Mark Rutte foi reeleito para um terceiro mandato na Holanda, com o partido da extrema-direita a ficar aquém das expectativas. Para Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, foi uma derrota clamorosa do partido que queria romper com a União Europeia.
Contados 95% dos votos, o partido de Mark Rutte tem 33 dos 150 deputados do parlamento. Rutte foi, assim, reeleito para um terceiro mandato, enquanto os populistas de extrema-direita ficaram em segundo, com 20 deputados. O MNE diz que é um resultado muito encorajador, no contexto europeu.
Augusto Santos Silva desejou a boa continuidade ao partido para a liberdade e democracia, de Mark Rutte, sublinhando que ao longo dos 2 mandatos anteriores, as relações entre Portugal e Holanda foram sempre muito boas. Na hora da verdade, os eleitores escolhem a Europa.
O chefe da diplomacia portuguesa entende que a extrema-direita na Holanda teve uma derrota clamorosa, representando uma escassa minoria no Parlamento. Já ontem, o Presidente da República tinha considerado o resultado das eleições holandesas como uma boa notícia para Portugal e para a Europa.
Mark Rutte deve começar já esta quinta-feira as negociações para formar o novo governo, um processo que se adivinha longo e complexo. Noutras reações à vitória dos conservadores, François Hollande deu os parabéns a Mark Rutte, dizendo que se trata de uma vitória clara contra o extremismo. Mariano Rajoy e Jean-Claude Juncker também se mostraram satisfeitos com o resultado das eleições.