Em entrevista à TSF, durante o XX Congresso do PCP, Bernardino Soares, autarca de Loures e ex-líder parlamentar do PCP, diz esperar "um combate político muito forte" nas eleições autárquicas de 2017.
Corpo do artigo
"Empurrão não espero, mas furos espero, e temos de estar preparados para defender as nossas posições", afirma, em declarações à TSF, Bernardino Soares, quando questionado sobre se os comunistas contam com, ou não, com obstáculos colocados pelo PS no combate autárquico do próximo ano.
Para o autarca de Loures e ex-líder parlamentar do PCP, "não faz nenhum sentido" avançar com coligações autárquicas com o PS, sublinhando que, cada um "fará o melhor para convencer as pessoas" num combate político local "muito forte", mas que não deve ser confundido com outras realidades a nível nacional.
"Eleições locais são eleições locais, eleições nacionais são eleições nacionais", vinca Bernardino Soares, que acrescenta ainda que "é com mais autarquias e com melhores resultados da CDU - ou seja, a coligação entre o PCP e o Partido Ecologista 'Os Verdes' -, que será possível "melhorar a vida da população".
Questionado sobre a atual solução política, o ex-líder da bancada do PCP e membro do Comité Central do PCP admite que "é nova" e que envolve "grande complexidade", mas que "goza do apoio, em unidade, do coletivo partidário do PCP".
"Acho isso uma coisa absolutamente natural, porque correspondeu e continua a corresponder à vontade das pessoas", conclui.