BE denuncia chegada a Lisboa de navio envolvido no transporte de armas para Israel
Em declarações à TSF, Jorge Costa sublinha que os bloquistas já questionaram o Governo: "É uma cumplicidade direta na execução do genocídio e Portugal não pode fazer parte desse circuito"
Corpo do artigo
O Bloco de Esquerda denuncia que um navio envolvido no fornecimento de armas a Israel se prepara para atracar em Lisboa, nesta noite de sábado. A denúncia dos bloquistas baseia-se em informação divulgada por um movimento palestiniano chamado BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções).
Em declarações à TSF, Jorge Costa, dirigente e antigo deputado do Bloco de Esquerda, afirma que este barco faz parte de uma rede que já foi impedida de entrar em Espanha. Seguirá para Tânger, em Marrocos, e depois partirá para Israel.
O partido de Mariana Mortágua afirma que este navio deverá atracar no porto de Lisboa, nesta noite de sábado. Jorge Costa lembra o compromisso do Governo nesta matéria.
É um navio que se insere num esquema de abastecimento de armas ao exército genocida de Israel e o Executivo português tem um compromisso no Parlamento, que é o de impedir a utilização do espaço aéreo e marítimo e também das infraestruturas nacionais para o transporte de armas para a guerra.
Por isso, os bloquistas já perguntaram ao gabinete de Luis Montenegro o que é que o Governo pretende fazer neste caso. "É uma cumplicidade direta na execução do genocídio e Portugal não pode fazer parte desse circuito", sublinha o político.
A TSF já tentou contactar o gabinete do primeiro-ministro, mas ainda sem sucesso. Aguarda-se também esclarecimentos da Marinha.