BE fala em "piada de mau gosto", mas afasta das mesas de voto militante acusado de boicote às eleições pelo Chega
Mariana Mortágua considera que em causa está "uma má piada" que só interessa a "aprendizes de Bolsonaro que acham que se pode lançar suspeitas e pôr em causa as eleições por assuntos insignificantes".
Corpo do artigo
O Bloco de Esquerda (BE) garantiu esta segunda-feira que o militante acusado por André Ventura de "desvirtuar" os resultados das eleições de 10 de março reconheceu o erro e pediu para ser afastado das mesas de voto antes da denúncia do presidente do Chega.
Contactada esta manhã pela TSF, fonte do BE disse que o militante em causa reconheceu o erro e irá manter-se no partido. Além disso, a mesma fonte destacou que o edital de substituição das mesas de voto tem data a 29 de fevereiro, quinta-feira, dois dias antes das declarações de André Ventura à comunicação social.
A mesma fonte adiantou que o militante bloquista admitiu o erro. A posição foi igualmente defendida esta segunda-feira pela coordenadora do BE, em declarações aos jornalistas, durante ação de campanha em Troia: "Assim que o BE teve conhecimento desta piada de mau gosto, solicitou que fosse apagada a publicação das redes sociais e fosse afastado das mesas eleitorais. O pedido foi feito e respondido (...). Penso que o mais importante é [que o militante] fez o que estava certo."
Mariana Mortágua acrescentou que a polémica "não tem mais impacto que isto a não ser para aprendizes de Bolsonaro que acham que se pode lançar suspeitas e pôr em causa as eleições por assuntos insignificantes", numa alusão a André Ventura.
Questionada sobre a posição da Comissão Nacional de Eleições (CNE), a coordenadora do BE disse que "a CNE fará o que tiver a fazer", considerando "óbvio que se trata de uma má piada e o BE fez o que tinha a fazer".
Este sábado à noite, o líder do Chega mostrou aos jornalistas uma folha com uma publicação no X (antigo Twitter), que atribuiu a um "membro do BE" que disse fazer parte de uma mesa de voto de Aveiro, onde se lê "Mesas de voto here we gooo, votos do Chega e AD serão considerados nulos".
A publicação em causa foi apagada, assim como a conta do bloquista, criada em 2014.