
Mário Cruz/Lusa
O primeiro-ministro chegou esta madrugada a Cabo Verde. António Costa quer abrir um novo capítulo nas relações com o país.
António Costa escolheu Cabo Verde como destino da primeira visita oficial enquanto primeiro-ministro para "sublinhar a excelência das relações" entre Portugal e o país, dar um sinal de que a lusofonia é prioritária e homenagear a comunidade cabo-verdiana.
À chegada à cidade da Praia, numa viagem em que é acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Cultura, João Soares, António Costa disse que quer abrir um novo capítulo nas relações com Cabo Verde, mas com um velho amigo: o primeiro-ministro José Maria Neves.
O primeiro-ministro cabo-verdiano valoriza esta visita de António Costa. Para José Maria Neves, as relações entre os dois países não podiam ser melhores.
José Maria Neves diz que este é o momento para alargar a cooperação entre os dois países a novas áreas e garante que há muitas oportunidades por explorar.
Estes dois dias de visita têm na agenda a assinatura pelos dois governos do memorando do Programa Estratégico de Cooperação (PEC 2016/2018) e a inauguração do Museu do Campo de Concentração do Tarrafal.