Os comunistas consideram que as propostas do BE e do PAN querem abrir caminho à utilização da canábis para fins recreativos.
Corpo do artigo
O PCP não vai votar a favor dos dois projetos do Bloco de Esquerda e do PAN para a utilização terapêutica da canábis, alertando que este debate está "inquinado à partida".
"O PCP não acompanhará estas iniciativas", anunciou a deputada do PCP Carla Cruz, na abertura do debate parlamentar sobre os projetos de bloquistas e partido Pessoas-Animais-Natureza.
A deputada comunista afirmou que os dois diplomas pretendem, "de forma encapotada, abrir caminho à utilização da canábis para fins recreativos".
Com esta posição da bancada do PCP, a votação dos diplomas torna-se mais incerta.
PSD e CDS-PP vão votar contra as leis (107 deputados), o PS é favorável (86 deputados), mas dá liberdade de voto, pelo que o voto favorável do PCP (15 deputados) era fundamental para fazer passar as duas leis.
Para fazer passar a lei, que é votada no final da reunião plenária de hoje, BE (19) e PAN (1) precisam dos votos do PS e dos do PCP e do PEV (2) para ultrapassar a barreira dos 108.