Carneiro quer nova vida para PS com eleição de Seguro. Congresso previsto para março em Viseu

José Luís Carneiro
Créditos: Manuel Fernando Araújo/Lusa
A reunião da Comissão Nacional vai servir para marcar eleições diretas e o congresso socialista
José Luís Carneiro tenta surfar a onda da recente vitória de António José Seguro - logo na noite eleitoral soube-se que o secretário-geral do PS ia propor a marcação de eleições diretas e do congresso para depois da posse do novo Presidente da República. A reunião da Comissão Nacional socialista, deste sábado, vai servir também para escolher o local da reunião magna: Viseu.
Carneiro entende que as diretas de junho, depois da demissão de Pedro Nuno Santos, foram eleições intercalares, pelo que o mandato do secretário-geral terminou em dezembro passado.
A eleição para secretário-geral vai decorrer, ao que tudo indica, a 13 e 14 de março. É pelo menos essa a proposta que vai ser apresentada na reunião da comissão nacional, o órgão máximo entre congressos. Há já um candidato: José Luís Carneiro, que vai concorrer por um novo mandato, depois de ter sido candidato único nas últimas diretas.
O congresso está previsto para 27, 28 e 29 de março, data que será também discutida pelos membros da Comissão Nacional e vai decorrer em Viseu. O concelho passou a ser liderado pelo PS, pela primeira vez, nas últimas autárquicas, com a vitória de João Azevedo, o que colocou fim a quase 40 anos de liderança social-democrata
A reunião da Comissão Nacional, com início para as 10h30, vai servir ainda para analisar os resultados da primeira volta das eleições presidenciais. A segunda volta vai ser discutida por António José Seguro, da área socialista, e André Ventura.