Cavaco pede aos jovens para acreditarem que podem subir na vida.
Corpo do artigo
O antigo Presidente da República, Cavaco Silva, pediu hoje aos jovens para que continuem a acreditar que o "elevador social" funciona em Portugal e que é possível "partir de baixo e chegar longe" com trabalho.
"Eu convido-vos a firmemente continuarem a acreditar que o elevador social funciona em Portugal, que é possível partir de baixo e chegar longe, não deixem de acreditar que é possível, mas que é necessário trabalho, não basta a imaginação, é necessário trabalho", afirmou o antigo chefe de Estado, numa intervenção no encerramento da cerimónia em que foram entregues os prémios da 6.ª Edição das "Bolsas Sociais EPIS - Escolas de Futuro 2016", que decorreu num hotel, em Lisboa.
Sublinhando que tem por si próprio a experiência de que, "por muita inteligência" que se tenha "sem trabalho não se chega longe", Cavaco Silva apelou para que os jovens não desistam.
"Não desistam, acreditem, o elevador social funciona em Portugal", insistiu.
Numa breve intervenção, o ex-Presidente da República recordou a criação da associação EPIS - Empresários para a Inclusão Social, em 2006, confessando que talvez seja a iniciativa que maior satisfação lhe deu ao longo da sua vida política.
À saída da cerimónia de entrega dos prémios, os jornalistas questionaram Cavaco Silva sobre temas da atualidade, como a aprovação do Orçamento do Estado para 2017 ou a polémica da Caixa Geral de Depósitos, mas o antigo Presidente da República escusou-se a fazer qualquer comentário sobre essas matérias.