O homem que um dia encheu a boca de bolo rei, para assim evitar responder às perguntas dos jornalistas, teve alguns dos momentos mais curiosos e divertidos relacionados com dois grandes temas: frutas e animais. Aqui recordamos alguns.
Corpo do artigo
Foram 10 anos de primeiro-ministro mais outros 10 como Presidente da República. É muito tempo. E mesmo um dos homens, habitualmente, mais contidos em 20 anos acaba por ter momentos que fogem ao discurso oficial. Cavaco Silva não era propriamente homem de muitas piadas, mas alguns momentos que protagonizou acabaram mesmo por ser bastante divertidos.
A temática das nossas escolhas não é muito diversa, há declarações, sobretudo, sobre animais e sobre fruta.
Por exemplo, numa visita aos Açores, Cavaco Silva ouviu uns conselhos sobre anonas. Como Maria Cavaco Silva sublinhou no fim: "já aprendeste".
Na Madeira, outro fruto, a banana.
Certo dia Cavaco Silva fez uma revelação, ele, homem que sempre se disse poupado, quando jovem, tinha uma perdição que lhe desorientava a carteira: cerejas.
Os Açores foram terreno fértil para o sorriso. E aqui entramos no outro grande tema que não a fruta: os animais. A começar pelas vacas.
Há mais animais, mas não vamos sair daqui. Novamente vacas.
Da terra para o ar. Um dos mais recentes e famosos "soundbytes" do então Presidente teve como protagonista uma cagarra. Cavaco deixou um recado à "simpática" ave, passando pelo Algarve há que fazer uma visita.
E do ar para o mar, uma das bandeiras do discurso de Cavaco Silva. Ora, o Presidente, em apenas 5 segundos deu uma miniaula de biologia.