Adriano Moreira foi indicado para integrar a lista conjunta com o PSD para o Conselho de Estado, que será votada na sexta-feira, na Assembleia da República. Os dois partidos divulgaram entretanto, a lista completa de candidatos ao Conselho de Estado.
Corpo do artigo
O CDS-PP indicou esta quarta-feira o nome de Adriano Moreira para o Conselho de Estado. O antigo presidente do CDS-PP, de 93 anos, é professor catedrático e foi ministro do Ultramar antes do 25 de abril de 1974.
Fonte do CDS justifica a escolha, sublinhando que "o professor Adriano Moreira é um dos mais persistentes e profundos defensores do humanismo cristão em Portugal". A mesma fonte afirma que a corrente doutrinária do CDS "não podia ficar melhor representada no Conselho de Estado". Outra fonte centrista explica a opção por Adriano Moreira, de 93 anos, como uma "homenagem à sabedoria e um tributo ao sentido de Estado".
O prazo para a entrega dos representantes a eleger pelo parlamento para o Conselho de Estado termina esta quarta-feira, sendo entregues uma lista da nova maioria de esquerda e outra de PSD e CDS-PP.
A lista de candidatos ao Conselho de Estado proposta pelo PSD e pelo CDS-PP inclui, por esta ordem, Francisco Pinto Balsemão, Adriano Moreira, Rui Machete, Fernando Ruas e Paula Teixeira da Cruz.
Como suplentes, PSD e CDS-PP indicam Nuno Melo, Teresa Morais, Pedro Reis, Diogo Feio e José Matos Rosa.
O líder da bancada do PS, Carlos César, também presidente do partido vai encabeçar a lista conjunta de PS, BE e PCP.
Os comunistas avançam com o membro do Comité Central Domingos Abrantes, antigo elemento da comissão política comunista, também ex-deputado e um dos protagonistas da fuga de Caxias (1961), já depois da evasão do forte de Peniche (1960), protagonizada pelo histórico Álvaro Cunhal. O BE indicou esta madrugada o nome do fundador e antigo coordenador do partido Francisco Louçã, depois de uma reunião da sua comissão política.
Na sexta-feira, a Assembleia da República elege os seus cinco representantes para o Conselho de Estado e o resultado será apurado com base na aplicação do método d'Hondt, o que resultará muito provavelmente na eleição de três elementos da esquerda e dois da antiga coligação governamental PSD/CDS-PP.
* Notícia atualizada às 16:56 com a lista completa dos candidatos ao Conselho de Estado proposta por PSD e CDS