O prémio da fatura da sorte vai mudar no próximo ano.
Corpo do artigo
O sorteio Fatura da Sorte vai passar a dar certificados de aforro, em vez de automóveis, como acontece desde 2014, altura em que foi criado para incentivar os contribuintes a pedirem fatura, adiantou à Lusa fonte do Governo.
A alteração ao prémio da Fatura da Sorte deverá acontecer a partir de abril, devendo o valor do certificado de aforro ser semelhante ao do prémio atual, que ronda os 40 mil euros.
Este ano já foram sorteados 52 automóveis de gama alta e no final do ano serão sorteados três automóveis Audi A6 no sorteio extraordinário, de 30 de dezembro.
Domingues Azevedo, bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados, contactado pela TSF, aplaudiu a decisão, sem o "show-off do pagamento de impostos", de algo que chama de "sistema de interesses sucessivos", em que quem compra tem uma razão para pedir a fatura e quem vende vai sentir-se obrigado a enviá-la para a Autoridade Tributária.
O bastonário não considerava adequada a atribuição de carros de alta cilindrada porque as famílias mais pobres não podem sustentar as despesas decorrentes do uso daqueles automóveis, que acabariam por ter de ser vendidos bastante mais baratos, "por já terem mais uma mão". "Com os títulos do tesouro, a pessoa pode guardar ou converter em dinheiro para regularizar a sua vida. É um sistema muito mais flexível", concluiu.