Com Rui Rocha o Hospital de Barcelos é para avançar. Já BRT não é solução para a região
O líder da Iniciativa Liberal esteve, esta sexta-feira, em Braga. Distrito pelo qual foi eleito em 2022 e pelo qual é cabeça de lista.
Corpo do artigo
Rui Rocha foi à cidade dos arcebispos, sua terra natal, com um discurso repleto de promessas para resolver problemas que são quase tão velhos como a Sé de Braga.
Perante uma sala bem composta, sobretudo por jovens, o líder liberal comprometeu-se a tirar do papel o novo Hospital de Barcelos e reverter o Hospital de Braga para uma Parceria Público Privada (PPP), desde que existam condições para isso.
Rui Rocha quer também garantir médico de família para todas as grávidas. No caso das crianças até aos nove anos e cidadãos com mais de 55 anos, a Iniciativa Liberal promete atribuir um médico de família ainda durante o ano de 2024.
Quanto à mobilidade, o liberal fez duras críticas às áreas anteriormente tuteladas por Pedro Nuno Santos. Primeiro a TAP, uma empresa estratégica, mas que nas palavras do candidato por Braga pouca diferença faz no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
Depois na ferrovia que descreve como “atrasada e degradada”. Para Rui Rocha a solução para os problemas de mobilidade no quadrilátero urbano, ou seja, nas cidades de Braga, Barcelos, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, não se irão resolver com o Bus Rapid Transit (BRT), um projeto de 100 milhões de euros previsto para 2025, mas sim com ferrovia.
Com o slogan “Portugal com futuro” nas costas, Rui Rocha recordou a premissa de criar um Cheque Creche no valor de 480 euros por mês e, a pensar nos trabalhadores independentes, a intenção de rever a retenção na fonte e aumentar o limiar de isenção de IVA.
Quanto às mulheres, Rui Rocha deixa uma mensagem clara e direcionada para a Aliança Democrática. “Este é o partido que não aceita retrocessos, que não aceita mulheres perseguidas e não aceita mulheres na clandestinidade”, declara.
Para assinalar o Dia Nacional da Endometriose e Adenomiose, o liberal avança com a intenção de criar um “certificado para incapacidade recorrente e intermitente”.
Rui Rocha fecha o seu discurso com um apelo a um “voto forte e decidido” na Iniciativa Liberal nas eleições legislativas de 10 de março.
Este sábado, da parte da manhã, Rui Rocha irá reunir com a Associação Empresarial do Minho (AEMinho). Durante a tarde, a caravana liberal segue para a cidade invicta, onde está previsto, para as 17h30, um comício no Hard Club.
