"Com vista à substituição integral do Humberto Delgado." Governo anuncia novo aeroporto em Alcochete
O novo aeroporto vai chamar-se Luís de Camões
Corpo do artigo
A decisão está tomada: o Governo anunciou, esta terça-feira, que o novo aeroporto de Lisboa será localizado em Alcochete. A informação foi avançada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, no final da reunião do Conselho de Ministros.
"No que diz respeito a infraestruturas aeroportuárias, o Governo decidiu aprovar o desenvolvimento do novo aeroporto de Lisboa, com vista à substituição integral do Aeroporto Humberto Delgado, no Campo de Tiro de Alcochete, e atribuir-lhe a denominação de Luís de Camões", anunciou Luís Montenegro numa declaração no Palácio de São Bento.
O primeiro-ministro também anunciou obras no Aeroporto Humberto Delgado que permite maior capacidade de atividade. Além disso, Luís Montenegro anunciou que o Conselho de Ministros também aprovou uma nova travessia sobre o Tejo, de forma a ligar Lisboa a Madrid por alta velocidade, pedindo à Infraestruturas de Portugal para concluir estudos.
Recuando no tempo, Montenegro lembrou o início deste processo: "Disse nessa ocasião, como fez o anterior primeiro-ministro, que um ano de avaliação [pela Comissão Técnica Independente] não atrasava uma decisão que dura há 50 anos."
"O interesse nacional não reclama apenas uma decisão. Reclama que se tome a melhor decisão, com base na melhor informação. O Governo pretende fazer uma gestão rigorosa dos serviços públicos", garante.
Montenegro afirma que estas decisões "estimulam a economia e promovem a coesão territorial", permitindo criar condições para "reter talento e dar esperança à juventude".
"O Governo assume o aeroporto único como a opção mais adequada aos interesses estratégicos do país. Alcochete garante margem de expansão física e acomodação de procura até praticamente o triplo da atual", disse o primeiro-ministro, apontando ainda o aumento do hub de Lisboa e o planeamento de uma nova interface intermodal.
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, diz que, "na melhor das expectativas", o novo aeroporto poderá ser inaugurado quase cem anos depois da inauguração do Aeroporto Humberto Delgado, em 1942.