Conselho Europeu. Costa agradece confiança e estará "totalmente empenhado em promover a unidade"
O antigo primeiro-ministro vai assumir o cargo de presidente do Conselho Europeu a 1 de dezembro
Corpo do artigo
O futuro presidente do Conselho Europeu, António Costa, agradeceu esta quinta-feira a confiança depositada pelos membros do organismo pela eleição para o cargo e garantiu que estará "totalmente empenhado em promover a unidade entre os 27 Estados-Membros".
"Como Presidente do Conselho Europeu, a partir de 1 de dezembro, estarei totalmente empenhado em promover a unidade entre os 27 Estados-Membros e focado em implementar a Agenda Estratégica, que o #EUCO hoje aprovou e que orientará a União Europeia nos próximos cinco anos", escreveu o ex-primeiro-ministro numa reação publicada em português, inglês e francês no X.
Além dos membros do Conselho Europeu, António Costa também agradeceu a confiança do Partido Socialista Europeu e do Governo português pelo apoio.
"Congratulo-me com a decisão do Conselho Europeu de propor Ursula von der Leyen para Presidente da Comissão Europeia e de nomear Kaja Kallas como Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança. Pretendo trabalhar em estreita colaboração com elas, num espírito de cooperação leal entre as instituições europeias", escreve.
Por fim, o futuro presidente do Conselho Europeu agradeceu ainda a "enorme dedicação à Europa" do seu antecessor, Charles Michel, desejando-lhe "o melhor para o restante mandato".
Os chefes de Estado ou de Governo da União Europeia aprovaram, esta quinta-feira, o acordo para os principais cargos institucionais em Bruxelas. António Costa foi confirmado par um mandato de 2,5 anos como presidente do Conselho Europeu.