À TSF, o médico e presidente da Sedes confirma que não será candidato pelo círculo eleitoral de Vila Real, “nem por qualquer outro”.
Corpo do artigo
Era a escolha de Pedro Nuno Santos, mas na reta final, Álvaro Beleza rejeitou o convite. À TSF, o médico e presidente da Sedes confirma que não será candidato pelo círculo eleitoral de Vila Real, “nem por qualquer outro”, depois da contestação no distrito.
O socialista, que foi um dos apoiantes de peso de Pedro Nuno Santos para as diretas, garante, no entanto, que vai fazer campanha pelo partido, ao lado do secretário-geral socialista, remetendo explicações adicionais para a Comissão Política Nacional do PS.
Álvaro Beleza apoiou Pedro Nuno Santos para a liderança do partido, apesar de pertencer à ala moderada socialista, foi repescado pelo secretário-geral para candidato à Assembleia da República.
A escolha de Pedro Nuno Santos mereceu críticas de alguns militantes pela fraca ligação de Álvaro Beleza a Vila Real. A lista foi aprovada no limite: 26 votos a favor, 25 votos contra e quatro votos em branco.
Em causa estará o desconforto de Álvaro Beleza pela fraca votação, mas também pelas declarações do presidente da concelhia de Vila Real. À TSF, José Silva disse ser “inaceitável” que tenha sido imposto um candidato de fora do distrito para encabeçar a lista socialista às eleições legislativas.
“Não ficamos nada contentes com o facto de ter sido escolhido alguém fora do distrito de Vila Real”, disse, defendendo que em Vila Real “há muitos militantes, simpatizantes e independentes, temos muitas opções para ocupar esse lugar.”
"Seria o último dos paraquedistas"
Em declarações aos jornalistas, à chegada à comissão política do partido, Álvaro Beleza lembrou que há outras formas de fazer política, fora do Parlamento, recordando as ideias políticas que defende que não fazem dele “um paraquedista”.
“Uma das causas que defendo há muitos anos são os círculos uninominais para aproximar os eleitos dos eleitores e eleições primárias nos partidos. Portanto, seria o último dos paraquedistas, até porque não gosto de andar de avião”, disse.
Além de médico, Álvaro Beleza é presidente da Sedes - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, um “compromisso que quer acabar” para “defender reformas para o país”.
Notícia atualizada às 21h47 com as declarações de Álvaro Beleza