Costa cita Cavaco para fugir ao futuro político: “Deixem o Conselho Europeu trabalhar”
O antigo primeiro-ministro participou num debate sobre o futuro da Europa com o antigo presidente do Conselho Europeu Herman Van Rompuy
Corpo do artigo
As negociações para os cargos europeus, com António Costa como um dos prováveis protagonistas, decorrem em Bruxelas e, em Lisboa, o antigo primeiro-ministro português participa num debate sobre a "Europa e o Futuro: a nova Legislatura". Recusa, no entanto, comentar a primeira ronda de negociações e acaba mesmo por citar Aníbal Cavaco Silva: “Deixem-nos trabalhar”.
“Vou recorrer a uma citação de um antecessor meu, que não sito muito, que é o professor Aníbal Cavaco Silva. Deixem-nos trabalhar e, depois, veremos os resultados”, atirou.
António Costa teve a seu lado o antigo presidente do Conselho Europeu Herman Van Rompuy, que lhe desejou “boa sorte” e começou por cumprimentá-lo como “estimado colega, seja lá o que signifique”.
Numa primeira fase, a discussão centrou-se entre os dois protagonistas, mas o debate acabou por ir parar à plateia, quando surgiram as questões sobre o futuro de António Costa, na ressaca do jantar de segunda-feira, em Bruxelas, que terminou sem um acordo quanto ao futuro presidente do Conselho Europeu.
“Tive anos suficientes no conselho para saber quão difíceis são os trabalhos no conselho. Por isso, o que desejo, é bom trabalho e boas decisões”, acrescentou António Costa, depois da insistência dos jornalistas.