Rui Rio volta a acusar o Governo de má gestão na saúde e após uma visita ao Hospital de São João denuncia que a unidade de cuidados intermédios de pediatria está encerrada, porque não foram contratados três técnicos.
Corpo do artigo
O líder do PSD encerrou esta sexta-feira a semana que dedicou à saúde e no balanço final afirma que o Serviço Nacional de Saúde vive momentos difíceis por culpa do governo.
Decisões erradas, má gestão do dinheiro público e excesso de burocracia - com estas palavras o líder do PSD responsabiliza o governo pela degradação dos serviços de saúde nos últimos dois anos.
"Nós temos consciência que há subfinanciamento, nós temos consciência que há um enorme desperdício, nós temos consciência que há erros de gestão, nós temos consciência que há défice de investimento" bem como há défice de manutenção, défice de enfermeiros, défice de médicos e de que "no interior ainda falta mais do que no litoral.
Após uma visita ao Hospital de São João, com passagem pela pediatria oncológica, Rui Rio defende que o governo tem a responsabilidade de assumir a construção da nova unidade pediátrica. Sublinhou que os hospitais não têm autonomia de gestão, afirma que a burocracia leva à ineficácia e denunciou que a unidade de cuidados intermédios de pediatria do São João que está encerrada porque não foram contratados três técnicos.
"Uma unidade está completamente instalada, com uns largos milhares de euros investidos, e a porta está fechada, não funciona, porque o Ministério das Finanças ainda não autorizou a contratação de três técnicos".
Rui Rio diz que o discurso do governo e a realidade são mundos diferentes. " O governo diz que temos uma economia florescente e uma saúde económica bastante boa, não se compreende que num tema vital como a saúde as cosias estejam piores".
Para o líder do PSD a unidade de pediatria do São João, que funciona desde 2011 contentores, só continua a ser realidade porque dois governos socialistas preferiram construir o Centro Materno Infantil do Norte.
Em breve, Rui Rio vai visitar as unidade de saúde do interior do país.