Fonte próxima de José Luís Carneiro diz à TSF que o ministro aceitou depois de "garantir que o esforço conjunto para a elaboração do programa se mantém intacto".
Corpo do artigo
É a confirmação da vontade do ministro. José Luís Carneiro vai ser o cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Braga, tal como em 2022, numa escolha articulada com o secretário-geral Pedro Nuno Santos.
Fonte próxima de José Luís Carneiro explica à TSF que o ministro da Administração Interna aceitou depois de "garantir que o esforço conjunto para a elaboração do programa se mantém intacto". Além disso, Carneiro "não decidiu antes de saber como estavam a ser incluídos vários nomes com qualidade política em várias regiões do país".
Ao longos dos últimos dias, houve "vários esforços desenvolvidos de parte a parte" e, agora, "há condições para aceitar o convite para encabeçar a lista por Braga", assegura a mesma fonte.
O adversário interno de Pedro Nuno Santos, pelo lugar de Costa no PS, deixou claro, na noite das eleições diretas, que “cabe à nova liderança construir a unidade". Unidade que se verificou nas listas para os órgãos internos, mas com a verdadeira prova de fogo na lista de candidatos à Assembleia da República.
Os deputados Palmira Maciel e Luís Soares, apoiantes de José Luís Carneiro nas eleições internas, foram colocados em posições irrelevantes pela federação de Braga, o que levou a uma acesa troca de argumentos entre os socialistas, na reunião que decorreu no sábado.
O secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, ocupou o quarto lugar nas legislativas de 2022 e já tinha admitido que ficaria fora da lista de candidatos por Braga. Nas redes sociais, o governante fala num "novo ciclo político em Portugal" e "espera que seja com uma grande vitória do PS".
"Pessoalmente é um ciclo que termina, com altos e baixos, com alegrias e coisas menos boas. Dei o melhor que podia e sabia. Saio de consciência tranquila", escreveu. Hugo Pires viu-se envolvido num alegado conflito de interesses por ter vendido uma empresa de arquitetura a lobby do lixo.
Depois de Tiago Brandão Rodrigues e de Duarte Cordeiro terem-se colocado de fora das listas socialistas, também a antiga secretária de Estado Berta Nunes coloca um ponto final na sua carreira como deputada.
A antiga governante concorreu por Bragança em 2022, onde é presidente da federação distrital, e tomou a decisão pessoal de não se voltar a candidatar. Berta Nunes apoiou José Luís Carneiro para a liderança do partido.
Em Leiria, a escolha recaiu num elemento próximo de José Luís Carneiro. Eurico Brilhante Dias é a opção de Pedro Nuno Santos para liderar a lista do partido, apesar de o líder parlamentar do PS ter apoiado o seu advsersário interno para secretário-geral do partido.
Na lista, consultada pela TSF, o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, está no terceiro lugar. Deixa a autarquia a pouco mais de um ano de completar o terceiro mandato. O segundo nome, também indicado pela estrutura nacional, é o da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.