A garantia foi deixada por António Costa que reconhece que Portugal mantém um elevado grau de centralismo, que é preciso combater para aumentar a competitividade do país.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro deixou este sábado a garantia, na abertura da Convenção dos 40 anos do Poder Local organizada em Coimbra pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), de que a descentralização da administração pública vai mesmo avançar.
Durante a sua intervenção, António Costa defendeu que "o poder atribuído a quem está mais próximo" dos cidadãos é um poder que "mais eficazmente resolve os problemas das populações". "A melhor forma de celebrar estes 40 anos do poder local democrático é confiar e apostar na necessidade de maior descentralização", reiterou.
António Costa diz ainda que as propostas apresentadas pelo PSD são fundamentais para que se concretize a descentralização e que até ao final do mês a discussão com a Associação Nacional de Municípios e a Associação Nacional de Freguesias fica concluída.