Deve o PSD apoiar recandidatura de Marcelo? Rio e Santana não partilham opinião
Santana Lopes não tem dúvidas: Marcelo terá o apoio do seu partido. Rui Rio não tem tanta certeza. "Nem estamos a meio do seu mandato..."
Corpo do artigo
Rui Rio não avança se apoiará uma eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa à presidência da República. No Debate Final entre os dois candidatos à liderança do PSD, transmitido esta quinta-feira na TSF e na Antena 1, Rui Rio afirmou que não pode estabelecer o apoio a uma recandidatura, quando o atual Presidente ainda nem cumpriu metade do atual mandato.
"Se houvesse eleições presidenciais amanhã, naturalmente, eu apoiava a recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa. Agora, numa altura em que nem estamos a meio do seu mandato e que não sabemos quem vai ser o próximo líder do PSD... ", disse Rui Rio, recusando ser taxativo quanto ao apoio futuro a um candidato presidencial.
"O líder de 2020 seja eu, Pedro [Santana Lopes] ou um terceiro - é que vai determinar o apoio a um candidato presidencial", afirmou Rui Rio.
Já Pedro Santana Lopes não tem reservas nenhumas em declarar o apoio a uma recandidatura de Marcelo: "Se Marcelo se recandidatar, deve ter o apoio do partido".
"O Rui Rio é capaz de ir mais à frente e dizer que vai viabilizar um partido minoritário do PS, mas não no apoio a Marcelo...", comentou Santana Lopes, "não devemos ter capacidade de antecipação numa matéria e noutra não."
A tirada não escapou sem uma resposta do adversário, Rui Rio, que acusou Santana Lopes de apenas apoiar o atual presidente devido à popularidade de que este tem. "O Pedro [Santana Lopes] diz que apoia Marcelo porque Marcelo é popular. Não apoio só porque é popular".
Leia aqui tudo sobre o Debate Final e sobre os dois candidatos à liderança do PSD